Publicado em 01/05/2024 às 10:07 | Atualizado 01/05/2024 às 10:07 por felipetommyreal
Governo pede precaução enquanto estado enfrenta consequências devastadoras das chuvas.
Fortes tempestades resultaram em oito fatalidades e 21 pessoas desaparecidas no Rio Grande do Sul, levando o Governador Eduardo Leite a enfatizar a gravidade da situação e solicitar que os residentes permaneçam em casa sempre que possível. Mais de 2 mil pessoas estão agora sem abrigo devido às enchentes e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas intensas que assolaram o estado. Os danos foram generalizados, com 77 municípios enfrentando consequências severas dos temporais.
Os efeitos das tempestades também afetaram as estradas, com 47 trechos bloqueados em todo o estado, incluindo importantes rodovias. Em Paverama, no vale do rio Taquari, duas vidas foram perdidas quando indivíduos foram arrastados pela correnteza em uma estrada inundada. Outra fatalidade ocorreu em Pântano Grande, com suspeita de morte por descarga elétrica durante a tempestade. As demais fatalidades foram registradas em Encantado e Santa Maria, com as causas ainda sob investigação.
A interrupção do fornecimento de energia afeta cerca de 130 mil consumidores, enquanto 32 mil estão sem acesso à água potável. Mais de 30 municípios estão enfrentando interrupções nos serviços de telecomunicações e internet, e 145 escolas estaduais foram forçadas a suspender as aulas.

Trecho da BR 290, no km 132, está com bloqueio total em Eldorado do Sul – Reprodução redes sociais
O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para a continuidade das chuvas na região Sul, prevendo volumes significativos e a possibilidade de trovoadas e vendavais. O governador Eduardo Leite destacou a gravidade da situação e instou os cidadãos a permanecerem em casa devido às condições meteorológicas adversas. O estado está se preparando para enfrentar possíveis inundações semelhantes às ocorridas em novembro do ano anterior, com vários rios já ultrapassando a cota de inundação em várias áreas. Medidas de segurança estão sendo implementadas para mitigar os impactos das chuvas e garantir a segurança dos moradores afetados.