Rejeição à reeleição de Lula

Pesquisa aponta rejeição à reeleição de Lula entre 62% dos brasileiros

Nacional Política
Compartilhe⬇️

Publicado em 17/02/2024 às 08:25 | Atualizado 17/02/2024 às 08:25 por felipetommyreal


Insatisfação com o governo é o principal motivo da rejeição, seguido por acusações de corrupção e idade avançada do presidente.

Uma pesquisa do Ipec revelou que 62% dos brasileiros são contra a reeleição de Lula. A principal razão apontada é a insatisfação com seu governo.

O levantamento, realizado entre 6 e 10 de fevereiro, entrevistou 2 mil pessoas em 131 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Insatisfação com o governo lidera rejeição

Entre os que rejeitam a reeleição, 36% afirmam estar insatisfeitos com o governo. Outros 20% justificam que Lula é “corrupto, ladrão ou desonesto”. Já 17% mencionam a idade avançada do presidente.

A pesquisa também aponta que 31% dos eleitores que votaram em Lula em 2022, mas agora não apoiam sua reeleição, citam a idade do petista como principal motivo. Além disso, 27% desse grupo dizem que ele não está fazendo um bom trabalho, enquanto 14% defendem que ele deve dar espaço a novas lideranças.

Apoio à reeleição caiu desde setembro

Apenas 35% dos entrevistados acreditam que Lula deve tentar a reeleição. Em setembro de 2023, esse número era de 39%.

Mesmo entre os eleitores que votaram em Lula no segundo turno de 2022, a rejeição ao seu novo mandato atinge três em cada dez eleitores. Entre os que apoiaram Jair Bolsonaro, o índice de rejeição salta para 95%. Já entre aqueles que anularam o voto ou votaram em branco, a taxa de rejeição é de 68%.

O resultado do levantamento evidencia um cenário desafiador para Lula, que enfrenta críticas até mesmo entre antigos eleitores.