Israel reabre fronteira ao norte de Gaza: Passo crucial para ajuda humanitária

Internacional Política
Compartilhe⬇️

Publicado em 02/05/2024 às 10:07 | Atualizado 02/05/2024 às 10:07 por felipetommyreal


Após pressões dos EUA, Israel retoma passagem de Erez para facilitar entrada de alimentos e suprimentos médicos.

Israel abriu a fronteira ao norte de Gaza pela primeira vez desde o início da guerra. O posto de Erez, que estava fechado desde outubro, foi reaberto na quarta-feira (1º de maio de 2024), atendendo a pressões dos Estados Unidos e permitindo a entrada de ajuda humanitária. Trinta caminhões contendo alimentos e suprimentos médicos foram enviados para o enclave palestino, conforme anunciado pelas Forças de Defesa de Israel no Telegram.

Ajuda humanitária que será entregue aos palestinos que estão em Gaza – Créditos Antony Blinken

A decisão de reabrir a passagem de Erez foi tomada após pressão dos EUA. Israel concordou com a abertura em 4 de abril, seguindo um pedido do presidente norte-americano, Joe Biden, que vinculou o apoio militar dos EUA a Israel à proteção dos civis na região.

“As forças construíram infraestruturas de inspeção e proteção na área e pavimentaram estradas tanto em território israelense quanto em território da Faixa de Gaza, permitindo a entrada de quantidades substanciais de ajuda na parte norte [do enclave]”, afirmaram os militares.

No dia 1º de maio, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visitou Kerem Shalom, no sul da Faixa de Gaza, onde observou o centro de operações responsável pela inspeção dos caminhões antes de sua entrada no território. Blinken destacou a importância desse trabalho e a necessidade de continuar progredindo para atender às necessidades humanitárias.

Antes de sua visita a Kerem Shalom, Blinken se reuniu com o presidente de Israel, Isaac Herzog, em Tel Aviv, e com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em Jerusalém. Nessas reuniões, ele enfatizou a necessidade de aumentar o fluxo de ajuda humanitária para Gaza e discutiu a possibilidade de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.